segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

‘Vi cachorro estraçalhando ela’, diz irmã de criança atacada por rottweiler

Criança passou por cirurgia e não corre risco de morte.
Ataque ocorreu na tarde de sexta-feira (13), no bairro Urumari II.

Do G1 Santarém

Ataque de rottweiler durou cerca de 10 minutos. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Ataque de rottweiler durou cerca de 10 minutos.
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)
A irmã da criança de 9 anos, atacada por um cachorro da raça rottweiler, enquanto brincava na calçada da vizinha, no bairro Urumari II, em Santarém, oeste do Pará, ficou abalada com a cena que viu na tarde de sexta-feira (13).
Segundo Edilene da Silva Vieira, depois de 10 minutos de ataque, o dono do animal apareceu e foi o único que conseguiu fazer o cão soltar a menina. “[Eu] vi quando o cachorro estava em cima dela, estraçalhando ela, aí não tinha como a gente acudir, só o dono podia socorrer, foi quando eu pedi socorro para ele. Ficou balançando ela, não consegui ver minha irmã naquela situação. Eu não podia ajudar. Um cachorro daquele tamanho em cima da minha irmã”, disse emocionada.
Revoltada, Edilene afirma que o cachorro fica solto no quintal. “Toda hora eles entram e saem, não é para o cachorro está solto, é para estar preso na casinha. Minha irmã é tão querida, não pode ficar assim a situação dela”.
O G1 entrou em contato com a dona do cão, Virgínia Branco, e ela informou que toda a assistência está sendo prestada à criança. Ela destacou que foi a primeira vez que o cão atacou alguém. “Ele tem casinha, só que como ele estava meio ruim da barriga nós deixamos ele solto. Estamos abalados. Deus me livre. Nunca imaginamos que isso iria acontecer”.
A família da criança registrou o caso na noite de sexta-feira (13), na Delegacia de Polícia Civil. De acordo com o delegado Jamil Casseb, o dono do cachorro pode ser preso e responder por lesão corporal. A polícia vai comunicar o caso ao Centro de Controle Zoonoses (CCZ).
Por telefone, o coordenador do CCZ, João Alberto Coelho informou ao G1 que o órgão ainda não foi comunicado sobre o fato, mas disse que assim que a polícia solicitar, o cão será resgatado e ficará em observação durante 10 dias para verificação de possíveis sintomas de agressões e raiva animal. Se o cachorro apresentar um quadro normal, após autorização policial, será devolvido ao dono. Caso seja constada alguma doença, ele permanecerá no Centro.
Estado de saúde
Em nota enviada na manhã deste sábado (14), o Hospital Municipal de Santarém informou que a criança passou por procedimento cirúrgico na tarde de sexta, está em observação na clínica pediátrica e não corre risco de morte. A paciente deve passar por nova avaliação médica, e o estado clínico é estável.
O caso
Roberta Kelly Vieira de 9 anos foi atacada na tarde de sexta-feira (13) enquanto brincava na frente da casa dos vizinhos. Segundo testemunhas, o ataque durou cerca de 10 minutos. A criança ficou gravemente ferida, foi arrastada pelo animal e teve parte do couro cabeludo arrancado. O cão, que é de um dos vizinhos, aproveitou a desatenção dos donos, e passou pelo portão, em direção à vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário