sábado, 7 de dezembro de 2013

Festa dos campeões: no Maracanã, Fla e Cruzeiro se despedem de 2013

Campeões da Copa do Brasil e da Série A fazem jogo das faixas no Maracanã. Rubro-Negros e mineiros entram em campo com desfalques

Por Rio de Janeiro
 
Um sábado de celebração no Maracanã. Em uma rodada marcada pela tensão para maioria dos clubes que brigam para se garantir na Libertadores ou fugir do rebaixamento, Flamengo e Cruzeiro fazem um duelo de campeões que contam os minutos para as férias, às 19h (de Brasília), no Maracanã. Com os títulos da Copa do Brasil e da Série A na bagagem, cariocas e mineiros se despedem do Brasileirão em duelo festivo e desfalcado. Do lado Rubro-Negro, Felipe, Wallace e Elias foram liberados com antecedência, enquanto a Raposa entra em campo com apenas Bruno Rodrigo como titular - a maioria do grupo está livre para prestigiar o casamento do meia Éverton Ribeiro. Fora de campo, os departamentos de marketing das duas equipes preparam ações para animar os torcedores.
O Flamengo volta a jogar no Rio de Janeiro pela primeira vez desde que conquistou a Copa do Brasil, e a previsão é de clima relaxado e muita festa. Uma foto oficial será tirada com todo elenco, comissão técnica e a torcida no fundo, além da entrega de faixas. Com tudo isso, pouco importam os 48 pontos que fazem com que o Rubro-Negro inicie a rodada na 11ª colocação. Com um vitória, ainda é possível terminar em nono. Já um revés pode levar o time a 16ª posição, primeira acima da zona de rebaixamento. Nada, porém, que tire o sorriso do rosto de quem já está na Libertadores do ano que vem.
 
O Cruzeiro encara o Flamengo em ritmo de férias. O treinador celeste, Marcelo Oliveira, vai colocar em campo o time quase todo reserva. O único titular é o zagueiro Bruno Rodrigo. Craque do Brasileirão, Éverton Ribeiro se casa neste sábado, em São Paulo, em cerimônia que deve contar com boa parte dos outros titulares da equipe. O jogo é uma chance para jogadores que buscam maior espaço no elenco em 2014, como Souza, Júlio Baptista e Vinícius Araújo.
O PremiereFC 1 e o PFC HD transmitem a partida ao vivo para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
header as escalações 2
Flamengo: no reencontro com o torcedor, Jayme de Almeida mandará para campo boa parte de sua equipe principal. Apenas Wallace, suspenso, Elias e Felipe estão fora, e serão substituídos por González, Diego Silva e César, respectivamente. Sendo assim, o Fla vai para campo com César, Léo Moura, González, Samir e André Santos; Amaral, Diego Silva, Luiz Antonio e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.
Cruzeiro: a Raposa joga com apenas um titular, Bruno Rodrigo, já que a maioria dos jogadores foi liberada para prestigiar o casamento de Éverton Ribeiro. O time entra em campo com Rafael; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Everton; Leandro Guerreiro, Souza, Tinga, Júlio Baptista e Luan; Vinícius Araújo.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Flamengo: expulso contra o Vitória, Wallace cumpre suspensão automática. Já Paulo Victor está vetado pelo departamento médico por conta de um problema dental, enquanto Felipe e Elias tiveram as férias antecipadas.
Cruzeiro: Dagoberto cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Nilton, Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro estão lesionados. Já Fábio, Ceará, Dedé, Egídio, Lucas Silva, Willian e Borges serão poupados pelo técnico Marcelo Oliveira.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC) apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Celso Barbosa de Oliveira (SP). O árbitro já atuou em 14 partidas neste Brasileiro, sendo duas do Rubro-Negro e quatro da Raposa. Ele tem média de 4,6 cartões amarelos aplicados e já expulsou quatro jogadores. Paulo Henrique ainda não marcou pênaltis e assinala 40,2 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.
header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Flamengo: como a partida não tem grande valor para as duas equipes na tabela, a esperança de gols está depositada em Hernane, artilheiro da equipe no ano. Com 35 gols, ele foi responsável direto por 36% dos tentos anotados pelo Flamengo na temporada. Apesar de ser difícil, ele ainda luta para ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro. Com 15 gols, ele está atrás de Dinei (16) e Éderson (18). Para vencer o eficiente time do Cruzeiro, um caminho pode ser encaixar melhor os passes. O Rubro-Negro é o terceiro em número de passes errados, com média de 33,2 por partida.
Cruzeiro: a Raposa tem um retrospecto excelente enfrentando o Flamengo no Maracanã. Levando em conta apenas edições do Campeonato Brasileiro, são 8 vitórias, 6 derrotas e 4 empates do Cruzeiro diante do time carioca. Dificilmente perderá o posto de equipe que mais finalizou na competição. Afinal, o Botafogo tem 23 menos arremates no total. A bola aérea foi um ponto forte da equipe ao longo do Brasileirão e arma que deu certo na vitória sobre o próprio Fla no primeiro turno. A equipe marcou 15 gols de cabeça, o mesmo número de tentos de perna esquerda, ao longo do campeonato.
header_na_historia (Foto: arte esporte)
O Flamengo lutava ponto a ponto contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2004 e precisava da vitória sobre o Cruzeiro na última rodada, em Volta Redonda, para acabar com qualquer risco. O time mineiro já não brigava por nada na competição e o rubro-negro do técnico Andrade goleou por 6 a 2 com gols de André Bahia (dois), Whelliton, Athirson, Ibson e Felipe. O Cruzeiro, treinador por Ney Franco, marcou com Fred e Tapia. Veja a ficha do jogo no Futpédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário