terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Em Santarém, Celpa lidera reclamações no Procon em 2013

Concessionária de energia teve 206 registros no Procon, em Santarém.
Procon diz que reclamações são proporcionais ao número de clientes.

João Machado e Luana LeãoDo G1 Santarém

Rede Celpa (Foto: Arquivo/TV Tapajós)
Contas são uma das principais reclamações.
(Foto: Arquivo/TV Tapajós)
A Centrais Elétricas do Pará (Celpa) liderou a lista de reclamações na Procuradoria do Consumidor (Procon) em Santarém, oeste do Pará, em 2013. De um total de 1.830 reclamações registradas pelo órgão durante o ano, 206 foram referentes aos serviços prestados pela concessionária.
A maioria das queixas refere-se à cobrança complementar em faturas posteriores, ao não lançamento do consumo correto na fatura mensal, pedidos de instalação e religação não atendidos, descumprimento dos prazos para atendimento de vistorias, não envio de faturas ou dúvidas sobre os valores cobrados, entre outros.
Das 206 reclamações contra a Celpa, 111 foram resolvidas, três foram encerradas, em nove houve a desistência da queixa e 77 estão em andamento. Seis casos foram encaminhados ao Juizado do Consumidor, que ocorre em situações em que a empresa reclamada não reconhece o possível erro ou não chega a um acordo com o cliente.
O consumidor Luiz Carlos Ferreira diz que, nos últimos quatro meses, a conta da energia dobrou. Segundo ele, uma equipe de manutenção esteve no local e recomendou a troca do equipamento que mede a energia consumida, que já estava desgastado, o que poderia estar influenciando no aumento da conta. “Fui lá reclamar, pedi a revisão de fase, pois a energia em casa está fraca, e a troca do equipamento. Bloquearam a conta do mês de novembro até que fossem feitos os serviços. Em 15 dias, cortaram a energia de casa e colocaram meu nome no SPC [Serviço de Proteção ao Crédito]”, relatou.
Segundo Ferreira, ele ligou para a Central de Atendimento da empresa e foi informado que a Celpa havia tentado entrar em contato com ele, mas não conseguiu. “Eles me disseram que refizeram a leitura e não encontraram erro. Conclusão: há três meses que a conta continua vindo alta. A gente teve que pagar a conta, a taxa de religação, juros e correção da conta que estava bloqueada”, reclamou.
Procon diz que é proporcional
Para a coordenadora do Procon em Santarém, Silvânia Melo, o número de reclamações de uma empresa é proporcional ao número de consumidores. “Uma empresa com um grande número de clientes sempre vai liderar. Esta empresa tem milhares de consumidores, por isso o grande número de reclamações”, informou.
O papel do Procon é intermediar a solução dos problemas relacionados às irregularidades na entrega dos produtos, cancelamento de compras e qualidade dos produtos. “As providências são tomadas, tanto é que a maioria dos casos é resolvida”, enfatizou.
Clientes pagam pelo que consomem, diz Celpa
Em nota, a assessoria de imprensa da Celpa informou que possuía vários clientes que não eram lidos regularmente, que eram faturados pela taxa mínima ou que não tinham sistema de medição. Para mudar isso, a empresa diz que reestruturou o processo de leitura e faturamento, por meio de manutenção e instalação de medidores, identificação das unidades consumidoras e regularização de clientes que pagavam apenas uma taxa. Com isso, segundo a assessoria, os usuários passaram a pagar pelo que realmente consomem, "estabelecendo uma relação mais justa e transparente com o cliente, que ao pagar pelo que realmente consome contribuirá para a melhoria do serviço prestado", destaca a nota.
Ainda segundo a Celpa, conforme a Resolução 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as concessionárias podem cobrar pelo consumo acumulado nos últimos meses. Nesses casos, os clientes têm a possibilidade de parcelamento dos valores devidos.
Quanto ao cumprimento de prazos dos serviços solicitados, a Celpa informa que 99% dos pedidos de ligação nova e de religação na Regional Oeste, sediada em Santarém, são realizados dentro do prazo estabelecido pela legislação do setor elétrico.
A Celpa ressalta ainda, em nota, que todos os casos levados ao Procon são tratados com base na melhor solução, tanto para o cliente, quanto para a empresa. "No entanto, se levarmos em conta que a concessionária possui cerca de 2 milhões de clientes, o número de ocorrências registradas no órgão corresponde a menos de 0,02% do total de consumidores da empresa, o que evidencia que a Celpa não lidera a lista de reclamações", finaliza.
Atendimentos no Procon
Do total de 1.830 queixas registradas no Procon, 1.264 foram resolvidas, 30 foram encerradas, 61 foram encaminhadas à Justiça e 475 estão em andamento. Segundo o órgão, o número de casos resolvidos representa 70% dos registros. Para formalizar uma denúncia, o consumidor deve procurar o prédio do Procon, localizado na avenida Borges Leal, bairro Aparecida, ou entrar em contato pelo telefone (93) 3523-8274.

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