quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Arcom vai fiscalizar Cosanpa e cobrar melhoria nos serviços em Santarém

Fiscalização será em parceria com a Prefeitura.
Cosanpa diz que planeja expansão do serviço para bairros novos.

Do G1 Santarém
A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon) vai passar a fiscalizar a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e cobrar melhorias nos serviços, em Santarém, oeste do Estado.
A medida deve melhorar o abastecimento de água em bairros com o serviço precário. Na casa de Maria Corrêa, no bairro Alvorada, há apenas a água que sobrou no cano, pois está há dois dias sem o serviço. “É comprada a água para vir para a agente. Eu pago R$ 40”, afirma.
Na mesma situação vivem outras 7 mil pessoas do bairro Alvorada, na grande área do Santarenzinho. Pouco mais de 10% dos moradores são cobertos pela rede de distribuição de água. Outros utilizam poços artesianos próprios. Para os demais, resta a solidariedade do vizinho. “Para pessoas que não tem condições, a gente dá um balde”, afirmou Maria.
“Quem pode, paga, mas quem não pode, fica pedindo dos seus vizinhos”, relata outro morador.
A associação de moradores do bairro procurou a Prefeitura e a Cosanpa para saber sobre melhorias no serviço, mas até o momento, nenhuma resposta foi dada.
A fiscalização da Arcom será em parceria com a Prefeitura para mudar a situação e o serviço oferecido pela Cosanpa. “Vamos cobrar da concessionária as melhorias no abastecimento de água. Nos locais onde o programa não atingir, a Prefeitura terá a obrigação de levar o serviço”, informou o coordenador do Instituto Socioambiental de Santarém, Hugo Aquino.
A Cosanpa informou que o bairro Alvorada ainda é recente e, por conta disso, não recebe o atendimento da rede de água da companhia. Porém, um novo projeto para a expansão de rede para contemplar o bairro está em planejamento. Portanto, as pessoas que se dizem consumidoras da companhia e que possuem distribuição de água dentro do bairro Alvorada, provavelmente, utilizam ligações clandestinas ligadas diretamente à rede que abastece o bairro Conquista, também na grande área do Santarenzinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário